segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A excelência do perdão

Perdoar não é nada fácil, ainda mais quando se trata de uma ofensa muito grande, uma grande mentira, traição, violência. Não, não é fácil. Quem ousaria julgar alguém que não consegue perdoar algum ato de extrema violência?

“O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.” Pv 18:19

Por outro lado vemos pessoas incapazes de exercitar o perdão em relação a coisas mínimas. Pessoas cegas que, embora sendo injustas como todas as demais, se negam a perdoar a mínima ofensa, como se justas fossem. Ousaria até mesmo dizer que as pessoas mais intolerantes são também as mais injustas. São pessoas que não admitem sofrer os danos que elas mesmas causam a outros. Pior ainda, não admitem sofrer danos menores que os que são capazes de causar. Quando elas são injustas, minimizam a ofensa, mas se são ofendidas pelo mesmo ato de injustiça que cometeram, aquele ato é tratado como algo absolutamente inadmissível. 

“... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” Mt 6:12

Mas verdade é que o exercício do perdão é um dos que mais aproxima as pessoas da semelhança de Deus e das sensações de liberdade e felicidade que lhes são tão caras. Sim, quanto mais nos dispomos a perdoar, esquecer as ofensas cometidas contra nós, entregar a Deus, e seguir em frente - como atalaias, intercedendo com misericórdia diante de Deus pelos ofensores, para que também alcancem a mesma liberdade, o mesmo amor, a mesma alegria e a mesma paz que só O Salvador proporciona - mais próximos do Criador e felizes nos tornamos.

A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias. Pv 19:11

Eis o perdão de Jesus:


Lucas 23:34

Como poderia alguém sofrer tanta violência, como Jesus ali, e falar algo assim? Essas palavras de Jesus me constrangem demais e é sempre lembrando delas que vou aprendendo a perdoar e seguir, confiando no seu amor, no seu poder, nas suas promessas e no seu milagre.

O perdão que concedo não garante que a pessoa se arrependa, que mude, que deixe de cometer o mesmo erro. Mas o perdão que concedo coloca a pessoa diante do Deus que adoro. É evangelho, é pregação, é Boa Nova. É a Luz de Deus brilhando diante de alguém, é grande chance de salvação.

O perdão me faz seguir meu caminho de filha de Deus, amiga de Deus, que recebe d'Ele a justiça todos os dias. A justiça que as pessoas não são capazes de promover. Nem mesmo eu.

Vejamos alguns tópicos específicos sobre perdão. Talvez você esteja precisando meditar mais sobre algum deles:

Somos perdoados por Deus

Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eclesiastes 7: 20

Sim, somos todos pecadores, mesmo sendo cristãos, ainda pecamos e precisamos constantemente recorrer ao sacrifício do Salvador para nos achegar a Deus. E o Espírito de Deus que convence do pecado da justiça e do juízo (Jo 16:8), nos leva ao verdadeiro arrependimento. Assim, cientes do pecado cometido, lutamos por abandoná-lo, por não repetir o erro e não permitir que nos consuma.

Não, não somos perdoados porque merecemos, mas porque Jesus Cristo conquistou com seu sangue, com suas dores, com os sofrimentos terríveis por que passou, o perdão para a humanidade, para todos quantos o buscarem.

Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 1Jo 2:12

Quando nos damos conta do pecado e lutamos por abandoná-lo, é Ele mesmo que está completando em nós sua obra.

O mistério do perdão de Deus foi revelado através do profeta Jeremias. Ele usa a figura do casamento para demonstrar o tamanho do seu perdão, comparando a humanidade à adultera que é perdoada pelo marido traído, sendo este o próprio Deus. E Ele é poderoso para purificar a que se tornou impura:

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. Jeremias 3:1

Este é o tamanho do perdão de Deus. Nos contaminamos, fizemos aliança com outros deuses, nos perdemos na idolatria de prazeres vazios, mas Ele tem o poder de nos perdoar, nos restaurar a santidade e nos receber de volta, sem mácula nem ruga. A intervenção de Satanás não fez com que Deus desistisse do seu propósito e da participação da humanidade nele.


Eu me perdoo:

Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 1Jo 3:20

Quando temos convicção de algum pecado cometido, a dificuldade de nos perdoar é enorme. Mas Deus não nos chamou para condenação. Ele nos chamou para confissão e arrependimento, que não é lamento e sim mudança de atitude, conversão. Quando assim agimos, Ele nos perdoa. Perdoemo-nos então, e prossigamos para o alvo da soberana vocação.

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3: 12-14


Irmãos, não somos perdoados porque merecemos. Somos injustos, pecadores. Somos perdoados porque Cristo conquistou este perdão para nós. E Ele completará sua boa obra nos conduzindo à santidade por meio do Espírito Consolador.


Eu perdoo:

E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mc 11:25

Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas. Mt 6:14-15

Se alguém me entristecer devo perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum consumido por demasiada tristeza, confirmarei para com ele o meu amor, fazendo-o na presença de Cristo, para não ser vencido por Satanás. 2Co 2:5-11

È incrível o exemplo de José do Egito que após ter sido vendido por seus irmão os alimentou em tempos de fome e os perdoou, demonstrando temor e confiança no Senhor:

Vendo os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte: Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos de teu pai. E José chorou quando ele lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Somos teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais. Acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração. Gn 50. 15-21

Certa vez uma irmã procurou-me para me pedir perdão por determinada situação da qual eu nem lembrava. Eu disse para ela que não precisava se preocupar, pois se eu não lembrava (o que significava que eu nem percebi a ofensa), ao que ela respondeu: Eu percebi que você não entendeu meu erro, mas, mesmo assim quero pedir perdão pois sei que agi errado e não quero que fique esta mal em mim.
  
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Mateus 5:23-25

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. Mateus 18:21-35





Nenhum comentário:

Postar um comentário