As Escrituras

Toda a Escritura é divinamente inspirada, 
e proveitosa para ensinar, para redarguir, 
para corrigir, para instruir em justiça; 
Para que o homem de Deus seja perfeito, 
e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 
2 Timóteo 3:16-17

A leitura da Bíblia é uma grande experiência. Não se trata de um livro que se possa ler do início ao fim e dizer “está acabado”, ou “está entendido”. E por se tratar de uma obra espiritual, ela só pode ser entendida espiritualmente. Podemos ler uma única passagem em diferentes tempos das nossas vidas e o Senhor nos revelará verdades distintas que não poderíamos discernir sem que fosse esta a sua vontade e tempo de revelar. Duas pessoas podem ler uma mesma passagem inspiradas pelo Espírito Santo de Deus e perceberem aspectos da Verdade totalmente diferentes, de acordo com a vontade do Senhor. 

As palavras do Senhor são puras, 
como prata refinada em forno de barro, 
purificada sete vezes.
Sl 12:6


A Bíblia nos traz lições sobre várias situações que há séculos, décadas e até milênios se repetem de geração a geração. Situações que vivemos no nosso dia a dia e que marcam a nossa existência de acordo com as formas que escolhemos para vivê-las.

Aquele [...] que guarda a sua palavra, 
nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado 
o amor de Deus.
1 Jo 2:5a

As pessoas sempre se baseiam em determinados modelos ou experiências para definir seus conceitos, valores e ações. Este é um estudo para homens e mulheres que escolheram como modelo as lições inspiradas pelo próprio Criador.

Filho meu, não te esqueças do meu ensino, 
e o teu coração guarde os meus mandamentos, 
pois eles aumentarão os teus dias, 
e te acrescentarão anos de vida e prosperidade.
Pv 3:1-2

Nem este estudo, nem qualquer outro, pode substituir a deliciosa leitura da Bíblia e as experiências peculiares que o Espírito de Deus reserva para cada um dos santos, pois há um chamado e há um mover de Deus específico para cada um. Nosso objetivo não é tirar de você a benção de buscar individualmente, na meditação direta da Palavra, o que o Senhor tem a dizer especialmente para você.

A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; 
o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. 
Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; 
o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. 

Salmos 19:7-8

Nosso objetivo é contribuir com a Igreja do Senhor, compartilhando neste Blog, de forma simples, apenas algumas das tantas lições contidas na Bíblia e que fazem a nossa identidade cristã. Lições selecionadas porque podem contribuir para, juntos, descobrirmos a cada dia nossa identidade, nossa casa, nosso Pai, nossos irmãos. Lições que podem contribuir para transformar, na medida necessária a cada um, nosso sentir, nosso pensar, nosso falar, nosso andar, nosso agir, de modo a agradar a Deus, refletir a sua glória e deixar transbordar o seu amor através das nossas vidas. As escrituras têm sua continuidade quando cumprem-se em cada um de nós.

Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; 
e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; 
pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos. 
Jeremias 15:16


E o mais importante, as Escrituras nos revelam nossa identidade e os mistérios da realidade em que estamos inseridos. Nos situa e nos apresenta um alvo, um propósito, uma direção segura. Sejamos, então, bem-aventurados e vitoriosos em nossa trajetória.

Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 
2 Pedro 1:20-21


O teu nome, ó Senhor, subsiste para sempre; e a tua memória, ó Senhor, por todas as gerações. Salmos 135:13