terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nascer de novo - a novidade de vida faz o cristão

Então, O Senhor Jesus diz que é necessário nascer de novo para entrar no seu Reino e alcançar salvação e eternidade. Nascer da água e do Espírito, a purificação e o início da vida espiritual, numa decisão de entrega ao Senhor marcada publicamente pelo batismo. E se tornar como menino nas mãos do Pai, que ouve a voz do Espírito santo e segue Jesus. Novas atitudes, novo pensar, novo Caminho. Deixar para traz a natureza carnal e seus hábitos, costumes, caminhos. Confiar em Deus, abrir mão das próprias certezas, dos velhos métodos, para se deixar guiar pelo Senhor. Assim Ele vai nos preparando para entrar no seu Reino. Mantendo acessa a natureza carnal, é impossível.

Muitos resistem sem perceber, ou percebendo - joio em meio ao trigo. Mantêm as velhas táticas, as desculpas - que são mentiras, engano - manipulações, malícias, os velhos erros. Se declaram crentes e cristãos, mas resistem ao que O Senhor ensina e manda. Chegam a achar ingênuo demais, agem como se soubessem mais que Deus, e como se Cristo e seus ensinos, fossem historinhas para crianças inocentes. Fracassam, prejudicam a si e a muitos, agem como se não entendessem, como se fosse vítimas, quando são autores de atos que levam a consequências desastrosas, porque não ouvem a Deus. Resistem ao seu amor, a sua verdade e justiça. Rebeldes, perturbam a paz.

Bem-aventurados os que se portam como meninos humildes diante do Pai generoso! Serão o povo mais feliz da Terra, e único a povoar a eternidade do Reino dos Céus.

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;  Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. Jo 3:1-21


Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido. Mateus 18:1-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário